25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Política

Após decisão de Zanin, Aleam reelege mesma mesa diretora

Os Deputados refizeram o pleito nesta quarta-feira (30) e reelegeram os mesmos nomes para o biênio 2025-2027. A eleição garante ao atual presidente da Casa, Roberto Cidade (União), um terceiro mandato consecutivo.

Foto: Daniel Brandão

Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin derrubar a eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os Deputados refizeram o pleito nesta quarta-feira (30) e reelegeram os mesmos nomes para o biênio 2025-2027. A eleição garante ao atual presidente da Casa, Roberto Cidade (União), um terceiro mandato consecutivo.

A composição da Mesa Diretora eleita hoje inclui a reeleição do primeiro vice-presidente, Adjuto Afonso; do segundo vice-presidente, Abdalla Fraxe; da terceira vice-presidente, Joana Darc; da secretária-geral, Alessandra Campêlo; do primeiro-secretário, Delegado Péricles; do segundo-secretário, Cabo Maciel; do terceiro-secretário, João Luiz; do corregedor Sinésio Campos;  e do ouvidor, Felipe Sousa.

Em seu discurso de vitória, Roberto Cidade afirmou que cumpriu a determinação de nova eleição feita pelo STF. “Hoje refizemos a eleição, assim como no estado de Sergipe, que o Supremo pediu para ser refeita”, afirmou o deputado em suas primeiras palavras como presidente reeleito.

O parlamentar agradeceu, um a um, o apoio de todos os 22 colegas que votaram favoravelmente à reeleição da mesa diretora. Ele ainda mencionou o deputado Daniel Almeida, que deu o único voto contrário. Ao todo, são 24 deputados, mas a deputada Mayara Pinheiro não estave presente na sessão.

“Aqui eu construí amigos e o respeito às diferenças. Muito obrigado, deputado Daniel Almeida, pelo voto contrário e pela sua postura ética, de oposição declarada. Seguiremos com a mesma posição, dialogando e fazendo entregas para a população e melhorando a vida daqueles que mais precisam”, destacou o Cidade.

O presidente reeleito também agradeceu o voto favorável de Wilker Barreto, que durante as eleições municipais apoiou a chapa de Alberto Neto, adversário de Roberto Cidade, que concorreu à prefeitura de Manaus com o apoio do governador Wilson Lima.

“Agradeço ao deputado Wilker Barreto, oposição nesta Casa. Deputado que faz oposição firme, mas que nem por isso tem seus trabalhos silenciados nesta Casa”, disse.

Foco no futuro

Em outra menção às eleições municipais, Cidade ressaltou em seu discurso que a eleição de Manaus já aconteceu e que o foco agora deve ser a atuação na legislatura.

Na terça-feira (29), o presidente afirmou que a ação movida pelo Partido Novo que originou a decisão do STF era uma estratégia de campanha da candidata a vice-prefeita de Alberto Neto, Maria do Carmo Seffair, para o prejudicar.

“Já passamos pela eleição. Eleição já passou, agora é hora de trabalhar”, destacou o deputado.

A decisão

 Na decisão do STF, o ministro Zanin destacou que a eleição anterior, realizada em 12/4/2023, feria a Constituição do Estado, que antes não permitia adiantamento do pleito e nem um terceiro mandato da mesma chapa.

Questionado se a nova eleição cumpre as determinações feitas pelo ministro, Cidade assegurou que a Aleam cumpriu a decisão. “O objeto da ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) é a antecipação. Então nós estamos cumprindo uma decisão do STF, que é refazendo as eleições”, destacou o presidente.

O regimento interno da Casa Legislativa foi novamente modificado na manhã desta quarta-feira para que a eleição fosse refeita. O presidente da Aleam afirmou que o parlamento seguiu dentro do que é correto.

“Eu acredito que a decisão do plenário é soberana. Nós decidimos para a composição da Mesa Diretora para o próximo biênio. Tudo muito tranquilo, nós temos uma procuradoria bem empenhada e que sempre nos colocou com o que é correto. Acredito que vamos manter essa mesa diretora”, afirmou Cidade.
*Fonte: Acrítica

Relacionados

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Justiça mantém suspensão do reajuste da tarifa de ônibus e marca audiência de conciliação

Redação

Vereadores de Manaus começam feriado de carnaval mais cedo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais