Portal Castello Connection
Política

Após um mês de recesso, deputados retornam às sessões plenárias

Entre os assuntos destacados na sessão, estão os reajustes feitos pelo governador Wilson Lima aos servidores públicos do estado durante a semana.

Foto: Danilo Mello/Aleam

Os deputados estaduais retornaram às sessões plenárias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quinta-feira (1º). Os parlamentares voltaram após um mês de recesso, que antes era 15 dias, mas aumentou após aprovarem às pressas um requerimento no final do semestre passado.

Durante a sessão plenária, os parlamentares aproveitam para expor projetos que participaram no período de férias, visitando comunidades e prestigiando festividades do interior do estado.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O presidente da Casa, Roberto Cidade (União) afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que a expectativa é que no segundo semestre se mantenha as tramitações positivas de projetos nas comissões.

“Encerramos o primeiro semestre com a pauta de projetos zerada e iremos trabalhar para que o segundo semestre seja encerrado da mesma forma”, disse.

Entre os assuntos do dia, os deputados citaram reajustes salariais concedidos pelo Governo do Amazonas. Até o momento, o Governo do Amazonas fechou acordo com os servidores da saúde, com reajustes de 3,69%; com servidores da Universidade do Estado do Amazonas(UEA) de 14,1%;

Além disso, Wilson Lima, anunciou os reajustes para os representantes da Sepror, Adaf e Idam no total de 7,87%, sendo 4,18% relativos a 2023 e 3,69% da data-base de 2024.

Na tarde de quarta-feira (31), o reajuste também foi concedido aos docentes e administrativos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), de 4,5%, mais o pagamento do vale-alimentação durante a licença prêmio dos servidores.

Durante a reunião, o líder do governador, Felipe Souza, rebateu as acusações da deputada Mayra Dias, que disse estar sofrendo perseguição política por não pagamento de emendas destinadas a Parintins. Souza destacou que os pagamentos de emendas parlamentares devem acontecer até o final de dezembro e que não há perseguição política com os deputados, mas que se cumpre o prazo estabelecido até o fim do ano.

“Então, está dentro da lei, está dentro do prazo e se não há atraso, não há perseguição nenhuma. A senhora pode falar algo nesse sentido, se não fosse pago no final do ano, mas tenho certeza que o governador Wilson Lima irá pagar a sua e a de todos os deputados desta casa.

A deputada Alessandra Campelo, presidente da Comissão da Mulher na Aleam, afirmou que todas as emendas serão pagas e que se a deputada precisasse de apoio e também de suporte para negociar com o governador, ela estaria à disposição.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

TCE-AM cobra explicações de David Almeida sobre irregularidades em licitação

Thayná Sousa

Lula assina medida que altera regras para vales-alimentação e refeição

Thayná Sousa

Toffoli anula provas da Lava Jato usadas contra ex-primeira-dama do Peru

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais