Portal Castello Connection
DestaquesPolítica

Assembleia Legislativa do AM quer ver plano de ação da SSP em 30 dias

Comissão de Segurança Pública chamará o novo titular da Secretaria de Segurança para expor os projetos que tem para a pasta

(Foto: Divulgação)

A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) quer que a nova gestão da Secretaria Pública de Segurança (SSP-Am) apresente em 30 dias um plano para otimizar o uso de recursos da pasta. Membros do colegiado sugerem reforço nas ações integradas entre União, estado e municípios e até o acionamento da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para assegurar as ações contra o crime organizado.

Na terça-feira, o governador Wilson Lima (UB) exonerou o general do Exército Carlos Alberto  Mansur do cargo de secretário de Segurança Pública, após o militar da reserva ser um dos alvos da Operação Comboio. No mesmo dia,  o ex-comandante da Policia Militar do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, assumiu o comando da SSP-AM. A direção da PM-AM ficou com o coronel Klinger Paiva que atuava no Comando de Policiamento Especializado (COE).

Presidente da comissão da ALE-AM, o deputado Comandante Dan (Podemos), que é oriundo dos quadros da PM,  disse confiar no novo secretário e acredita que ele conseguirá otimizar o uso de recursos para fazer frente aos crimes. Para ele, o governador tomou a decisão correta para fazer a pasta fluir. Ele sugeriu que a nova cúpula se reúna para desenvolver o plano de ação e apresentá-lo para a população. Mas, para o parlamentar, é necessário que o controle das políticas de segurança partam do próprio governador.

“Todos os grandes planos de segurança pública que obtiveram bons resultados contaram com a participação direta do gestor maior. Se eu tiver que oferecer uma gestão ao nosso governador Wilson Lima, eu diria: assuma o comando da Segurança Pública ou designe o vice-governador para assumir o comando da Segurança Pública, juntamente com o secretário de Segurança e estabeleça metas, cobrar resultado e quando for o caso exonerar quem não está alcançando a meta”, opinou Comandante Dan.

Como exemplo, ele citou o estado de Pernambuco, com o programa Pacto Pela Paz que obteve destaque nacional na redução dos índices de violência a partir da participação direta dos chefes do Executivo. Dan adiantou que o requerimento que havia sido protocolado para a convocação do general Mansur na ALE-AM será substituído pela proposição de uma cessão de tempo para que coronel Vinícius possa ir ao plenário  explicar as ações que pretende implementar na segurança pública do estado.

 Problemas

 O deputado admite que os problemas de segurança do estado são diversos mas pontua que as prioridades devam ser a contratação de pessoal, como o chamamento dos aprovados no concurso público ou reconvocação de  militares da reserva remunerada para o serviço ativo; a valorização da categoria com estipulação de metas para concessão de bônus; o fortalecimento das guardas municipais; e ações integradas com o governo federal para a proteção das fronteiras.
“Uma opção seria acionar o governo federal na Garantia da Lei e da Ordem (GLO)”.

Para conter os possíveis desvios de conduta dos agentes de segurança pública, ele reforça o apoio a implementação de tecnologias como o uso de câmeras corporias (body cams).

“Eu sou favorável que esses mecanismos tecnológicos sejam implementados para que o policial se sinta acima de tudo seguro, respaldado, mas saiba que existe um monitoramento no cotidiano para que ele faça melhor”, disse.

*Fonte: A Crítica

Relacionados

Amazonas vai ganhar mais 46 novos profissionais do Mais Médicos a partir de abril

Redação

TRE cassa mandato de Vereadora de Itacoatiara por ser cunhada do Prefeito

Redação

STF pode tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais