31.3 C
Manaus
24/06/2025
Portal Castello Connection
Política

Bancada feminina na CMM será representada por três mulheres em 2025

Outras mulheres obtiveram votos expressivos, mas não conseguiram vaga por conta o sistema proporcional.

Foto: Reprodução

A bancada feminina na Câmara Municipal de Manaus (CMM) será representada por três mulheres em 2025. Professora Jacqueline (União), Thaysa Lippy (PRD) e Yomara Lins (Podemos) conseguiram a reeleição para o cargo de vereadoras nas eleições municipais de 2024. Outras mulheres obtiveram votos expressivos, mas não conseguiram vaga por conta o sistema proporcional.

Com o fim da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (6), uma nova configuração na CMM foi apresentada. Apenas três mulheres conseguiram vagas nas cadeiras da casa legislativa. A vereadora Glória Carratte (PSB), que compunha a bancada feminina, não conseguiu a reeleição. Outras mulheres obtiveram votos expressivos, mas não conseguriram vaga por conta o sistema proporcional.

Professora Jacqueline (União), foi reeleita e, atualmente estava em seu terceiro mandato como vereadora. Ela é uma educadora pública natural de Russas, Ceará. Desde 1995, é professora e pedagoga concursada, tendo ocupado cargos de gestão em escolas municipais. Jacqueline também atuou como Professora Substituta na UFAM (1996-1998) e é advogada registrada na OAB/AM sob o número 3532. Como vereadora, desempenha papéis fundamentais sendo Presidente Municipal do União Brasil Mulher, Procuradora Especial da Mulher e vice-presidente da Comissão da Mulher, membro da Comissão de Educação, na Câmara Municipal.

Thaysa Lippy (PRD) é natural de Manaus, empresária, advogada OAB-AM 12.120, casada, tem 30 anos. É pós-graduanda de Direito Constitucional e Eleitoral. É filha do deputado estadual Felipe Souza e neta do Luizinho Souza, ex-vereador de Manaus. A vereadora é membro titular da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); da 15ª Comissão de Acompanhamento e Implementação de Leis (COMIAL); da 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Yomara Lins (Podemos), 55, nasceu em Manaus, é advogada formada pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pastora é uma das fundadoras da Comunidade Evangélica Internacional do Avivamento – CEIA. A vereadora estava em seu primeiro mandato como vereadora (2021-2024), Yomara foi reeleita vereadora com 8.006 nas eleições 2024. Yomara foi a primeira mulher a assumir o principal cargo do Executivo municipal como prefeita em exercício em 2023.

Os novos vereadores iniciam seus trabalhos no parlamento municipal em fevereiro do próximo ano, quando deve escolher o presidente da Casa

*Fonte: D24am

Relacionados

Senado analisa projeto que libera uso de tasers por civis com controle e treinamento

Ingrid Galvão

Lula afirma que será candidato ‘para ganhar’ em 2026

Ingrid Galvão

STF forma maioria para conceder segurança vitalícia a ex-ministros da Corte

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais