Portal Castello Connection
Política

Bancada feminina na CMM será representada por três mulheres em 2025

Outras mulheres obtiveram votos expressivos, mas não conseguiram vaga por conta o sistema proporcional.

Foto: Reprodução

A bancada feminina na Câmara Municipal de Manaus (CMM) será representada por três mulheres em 2025. Professora Jacqueline (União), Thaysa Lippy (PRD) e Yomara Lins (Podemos) conseguiram a reeleição para o cargo de vereadoras nas eleições municipais de 2024. Outras mulheres obtiveram votos expressivos, mas não conseguiram vaga por conta o sistema proporcional.

Com o fim da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (6), uma nova configuração na CMM foi apresentada. Apenas três mulheres conseguiram vagas nas cadeiras da casa legislativa. A vereadora Glória Carratte (PSB), que compunha a bancada feminina, não conseguiu a reeleição. Outras mulheres obtiveram votos expressivos, mas não conseguriram vaga por conta o sistema proporcional.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Professora Jacqueline (União), foi reeleita e, atualmente estava em seu terceiro mandato como vereadora. Ela é uma educadora pública natural de Russas, Ceará. Desde 1995, é professora e pedagoga concursada, tendo ocupado cargos de gestão em escolas municipais. Jacqueline também atuou como Professora Substituta na UFAM (1996-1998) e é advogada registrada na OAB/AM sob o número 3532. Como vereadora, desempenha papéis fundamentais sendo Presidente Municipal do União Brasil Mulher, Procuradora Especial da Mulher e vice-presidente da Comissão da Mulher, membro da Comissão de Educação, na Câmara Municipal.

Thaysa Lippy (PRD) é natural de Manaus, empresária, advogada OAB-AM 12.120, casada, tem 30 anos. É pós-graduanda de Direito Constitucional e Eleitoral. É filha do deputado estadual Felipe Souza e neta do Luizinho Souza, ex-vereador de Manaus. A vereadora é membro titular da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR); da 15ª Comissão de Acompanhamento e Implementação de Leis (COMIAL); da 18ª Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher (COMDPDM) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Yomara Lins (Podemos), 55, nasceu em Manaus, é advogada formada pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Pastora é uma das fundadoras da Comunidade Evangélica Internacional do Avivamento – CEIA. A vereadora estava em seu primeiro mandato como vereadora (2021-2024), Yomara foi reeleita vereadora com 8.006 nas eleições 2024. Yomara foi a primeira mulher a assumir o principal cargo do Executivo municipal como prefeita em exercício em 2023.

Os novos vereadores iniciam seus trabalhos no parlamento municipal em fevereiro do próximo ano, quando deve escolher o presidente da Casa

*Fonte: D24am

Relacionados

Pesquisa Datafolha: maioria dos brasileiros rejeita anistia a Bolsonaro e a condenados pelo STF

Ingrid Galvão

Governo do AM anuncia pacote de redução de impostos; IPVA cai 50% a partir de 2026

Ingrid Galvão

Câmara aprova projeto que permite instalar eliminadores de ar para reduzir cobrança de água

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais