Nesta sexta-feira (3), o Banco Central (BC) informou que a regulamentação do Pix Parcelado será divulgada apenas na última semana de outubro. Inicialmente prevista para setembro, a implementação da nova modalidade de pagamento foi adiada.
O Pix Parcelado é uma opção de crédito que permite ao usuário parcelar uma transação via Pix, mesmo que não possua limite disponível no cartão de crédito. De acordo com o BC, a primeira fase da regulamentação vai focar na padronização do produto, com o objetivo de tornar a experiência do usuário mais clara e uniforme.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Enquanto isso, as soluções oferecidas por instituições financeiras que já permitem o parcelamento de pagamentos via Pix poderão continuar em operação, desde que respeitem as normas vigentes e não entrem em conflito com a futura regulação oficial.
O detalhamento técnico da nova funcionalidade, incluindo os procedimentos operacionais e a padronização da jornada do usuário, tanto na contratação do crédito quanto no pagamento das parcelas — será divulgado no início de dezembro. Após essa etapa, as instituições financeiras e de pagamento terão um período para se adequarem às novas diretrizes.
O adiamento e o novo cronograma foram anunciados durante reunião do Fórum Pix, um comitê consultivo que reúne cerca de 300 representantes do sistema financeiro e da sociedade civil. O grupo atua como apoio ao BC na formulação das normas que regem o funcionamento do sistema de transferências instantâneas.

