O ano de 2026 será um dos mais favoráveis para quem gosta de planejar folgas prolongadas. Dos dez feriados nacionais, nove cairão em dias úteis e sete deles em segundas ou sextas-feiras, facilitando a formação de feriadões sem necessidade de folgas adicionais.
Além disso, datas como a Confraternização Universal (quinta-feira) e Tiradentes (terça-feira) podem render feriados estendidos com apenas um dia extra de descanso. Se houver essa possibilidade, até nove feriados nacionais poderão ser emendados ao longo do ano.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O calendário fica ainda mais atrativo ao incluir os pontos facultativos tradicionais, como o Carnaval e o Corpus Christi. Só o Carnaval, por exemplo, abrange três dias consecutivos (segunda, terça e a Quarta-feira de Cinzas, até o meio-dia), considerado na prática um único feriadão em grande parte do país.
Embora não sejam feriados nacionais, essas datas costumam ser observadas em vários estados e municípios. Além delas, os feriados locais como o aniversário de São Paulo em 25 de janeiro também podem ampliar as chances de descanso, dependendo da região.
A portaria oficial do governo com a lista de pontos facultativos de 2026 ainda não foi divulgada, mas deve seguir a tradição dos últimos anos.

