Portal Castello Connection
Saúde

Casos de SRAG aumentam em crianças e adultos

Tony Winston/Agência Brasília

Dez estados brasileiros registraram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas semanas, principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, segundo o Boletim Infogripe da Fiocruz divulgado nesta quinta-feira (10).

O levantamento aponta que o rinovírus é responsável pela maioria dos casos graves entre crianças e adolescentes, enquanto a Covid-19 impulsiona o aumento da SRAG entre adultos e idosos, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste, Pará e Maranhão. A única região sem tendência de crescimento é a Sul.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a distribuição dos vírus causadores de SRAG foi de: 48,9% rinovírus, 20,8% Vírus Sincicial Respiratório (VSR), 15,5% Sars-CoV-2 (Covid-19), 8,3% influenza A e 1,8% influenza B.

De acordo com a Fiocruz, casos de SRAG por influenza A e VSR continuam em queda no país, com exceção do Amazonas, onde há aumento de SRAG por VSR em crianças pequenas. No Distrito Federal, houve crescimento de SRAG associado à influenza A e Covid-19 entre jovens, adultos e idosos.

A pesquisadora Tatiana Portella, responsável pelo boletim, reforça recomendações de prevenção: uso de máscara em locais fechados e postos de saúde, isolamento de crianças e adolescentes com sintomas de gripe ou resfriado e manutenção das vacinas contra Covid-19 e influenza em dia.

“Pessoas imunocomprometidas e idosos precisam tomar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 a cada seis meses para se manterem protegidos contra casos graves e óbitos”, destacou Tatiana.

Segundo o Infogripe, a Covid-19 está associada ao aumento de SRAG em adultos e idosos no Pará, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Também houve crescimento leve de notificações em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Bahia, Piauí, Paraíba, Amazonas e Amapá, sem, contudo, impactar ainda o número de hospitalizações.

Relacionados

Nova variante da Covid-19 gera preocupação no Brasil

Thayná Sousa

Unidade de Saúde no Zumbi passa por manutenção e terá atendimentos suspensos temporariamente

Thayná Sousa

Brasil inicia produção da vacina contra vírus respiratório em parceria com Pfizer

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais