Os coreógrafos amazonenses Wilson Júnior e Bruno Sousa, da companhia Arte Sem Fronteiras, de Manaus, participam do Festival de Dança de Cascavel (PR), que acontece de 12 a 20 de setembro.
Wilson Júnior ministra no dia 18 a oficina Boi de Quilombo, que mistura os passos do boi-bumbá com a dança afro-brasileira, oferecendo uma imersão nos saberes ancestrais. Já Bruno Sousa comanda, no dia 19, a oficina Entre a ponta e o calcanhar, que cruza diferentes danças populares da região Norte.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
No mesmo dia, será apresentado o espetáculo Cabocla Jurema: Oralidade sagrada, corpo, rito e ancestralidade, criado e dirigido por Wilson Júnior. A obra estabelece um diálogo com o universo dos terreiros de Jurema Sagrada, transformando o corpo em território de tradição, resistência e transcendência. Bruno Sousa participa na interpretação, encerrando a participação dos artistas amazonenses no festival.
“Nosso objetivo é expandir a cultura popular do Norte do Brasil e enriquecer linguagens artísticas”, disse Wilson Júnior.
Wilson Júnior é fundador da Arte Sem Fronteiras, coreógrafo e diretor, formado em Dança pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e mestre em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Já Bruno Sousa é professor e coreógrafo da companhia desde 2019 e conquistou o segundo lugar na categoria Danças Populares – Duo Sênior no Festival de Dança de Joinville-SC em 2021.