25.3 C
Manaus
04/03/2025
Portal Castello Connection
BrasilGeral

Justiça Federal decide e Aneel autoriza venda da Amazonas Energia

Em cumprimento de decisão judicial, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, sub judice, a conversão dos contratos de energia.

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que foi assinado o Despacho nº 3.025, que cumpre decisão da 1ª Vara Cível da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM) que determinou a conversão dos contratos para a Âmbar Energia.

A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região informou que há obrigação de cumprimento de decisão judicial nos termos do Parecer de Força Executória emitido que determina o cumprimento da decisão judicial no sentido de: “´aprovação do plano de transferência de controle acionário apresentado pela Requerente (plano apresentado em 26/09/2024 e devidamente aprovado na votação de 27.9.2024, que fez recair sobre o voto do diretor presidente o poder de minerva, também conhecido como voto de qualidade)´ e para assinar ´(…) os instrumentos pertinentes, providenciando também a conversão dos contratos originais em CER´ (Contratos de Energia de Reserva .

De acordo com a agência, a Advocacia Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria Federal junto à Aneel, entendeu que: “Segundo a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região, diante do novel comando judicial havido, deve ser cumprida a decisão judicial para “aprovação do plano de transferência de controle acionário apresentado pela Requerente (plano apresentado em 26/09/2024 e devidamente aprovado na votação de 27.9.2024, que fez recair sobre o voto do diretor presidente o poder de minerva, também conhecido como voto de qualidade)” – o que coincide com o que constou da Nota nº 00040/2024/PFANEEL/PGF/AGU -, e devem ser também assinados “(…) os instrumentos pertinentes, providenciando também a conversão dos contratos originais em CER”, esclarecendo-se que “a decisão ora analisada determinou que o Diretor Presidente providencie também a conversão dos contratos originais em CER”.

A Aneel informou, ainda que a aprovação do Plano de Transferência do Controle Societário e da conversão dos contratos de energia se dá em caráter naturalmente precário e perdurará apenas enquanto vigorar a decisão judicial, “em face da qual a Aneel seguirá envidando esforços de atuação processual, seja no Agravo de Instrumento já interposto, seja em novas medidas a serem avaliadas junto aos órgãos de atuação contenciosa da Procuradoria-Geral Federal”, informou a agência reguladora.

*Fonte: D24am

Relacionados

Prefeitura do Rio vai transformar casa de ‘Ainda Estou Aqui’ em museu

Redação

Caminhão-tanque explode em avenida e assusta passageiros; veja vídeo

Redação

Diretamente do Amazonas, aldeia Inhaã-bé representa povos originários na noite do Oscar 2025

Informações da Assessoria

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais