Portal Castello Connection
Política

Justiça suspende obras da Semmasclima no Parque dos Bilhares

Juiz também determinou que a prefeitura de Manaus esclareça pontos questionados pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), autor da ação, em relação ao empreendimento.

Foto: Divulgação / Semcom

A Justiça do Amazonas determinou a paralisação imediata das obras de construção da nova sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima (Semmasclima). O novo prédio, com custo estimado em R$ 13,6 milhões, estava sendo construído dentro do Parque Municipal dos Bilhares.

O despacho foi editado no último dia 13 de junho e é assinado pelo juiz titular da Vara Especializada em Meio Ambiente do Amazonas, Moacir Pereira Batista. Além de suspender temporariamente as obras, ele determinou que a prefeitura de Manaus esclareça pontos questionados pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), autor da ação, em relação ao empreendimento.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O primeiro é para saber se a prefeitura de Manaus alterou os Decretos n.º 7.846 e n.º 7.935, ambos de 2005, que declararam o terreno do Parque dos Bilhares como de utilidade pública, para fins de desapropriação, para a criação de um parque municipal. Da maneira como estava, a legislação não permite a construção de um prédio para outros fins.

“Segundo apurado pelo Ministério Público até o momento, existem dúvidas quanto à conformidade da obra ora sendo executada em relação ao atendimento a todas as exigências urbanísticas e ambientais pertinentes.Isso porque, não restou demonstrado, se a área em questão ainda está sob afetação que inviabilize a construção de um prédio administrativo”, afirma o juiz.

O MP-AM também quer saber se a prefeitura de Manaus realizou o Estudo de Impacto de Vizinhança, considerando o porte do empreendimento, assim como determinam os arts. 43 e 93, §1º, I da Lei Estadual n°1.838/2014 (Normas e Uso de Ocupação do Solo).

Por fim, o juiz determinou que a gestão municipal apresente à Justiça do Amazonas a revisão de todo o processo de licenciamento da obra, observando se há irregularidades existentes, incluindo um possível desmatamento da área sem autorização via licença, e que indique com clareza a inexistência de prejuízos urbanísticos e ambientais.

Histórico

Fundador do Parque dos Bilhares durante a sua gestão, o ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) criticou, em julho do ano passado, a decisão do prefeito David Almeida (Avante) de construir a sede da Semmasclima no espaço público. No mesmo mês, já nas obras de reforma do Bilhares e da nova sede,  a secretaria retirou árvores de médio e grande porte, e afirmou que plantaria em outros locais dentro do parque. Segundo anúncio oficial, a nova sede custará R$ 13,6 milhões. A reportagem procurou a Semmasclima e aguarda retorno.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Nova lei garante diagnóstico de autismo também para adultos e idosos no Brasil

Ingrid Galvão

PF indicia ex-ministro Silvio Almeida por assédio e importunação sexual; caso segue para o STF

Ingrid Galvão

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais