Portal Castello Connection
DestaquesPolítica

Manaus se prepara para eleger 50 conselheiros tutelares

A votação para a eleição está marcada para o dia 1º de outubro, e toda a população pode colaborar votando em seu candidato

(Foto: Divulgação/Semcom)

Cento e vinte e uma pessoas são candidatas ao cargo de Conselheiro Tutelar em Manaus. A votação para a eleição que definirá os 50 conselheiros que atuarão nas diversas zonas da cidade está marcada para o dia 1º de outubro, e toda a população pode colaborar votando em seu candidato.

O pleito está sendo realizado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). E os detalhes sobre as eleições para os Conselheiros Tutelares foram dados nesta quinta-feira (14) pela Prefeitura de Manaus, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), zona Centro-Sul.

“Nós estamos fazendo um grande chamamento público para despertar a consciência das pessoas para esse processo eleitoral que vai eleger os representantes dos pais, das famílias, através dos conselhos tutelares”, afirmou o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta.

“Eu vejo que é uma grande mobilização que vai culminar com a participação popular. É igual a um processo eleitoral, e as pessoas precisam escolher aqueles candidatos que possam representá-las no futuro”, disse ainda.

Eleição para novos conselheiros

Ao todo, 121 candidatos estão concorrendo a uma vaga de Conselheiro Tutelar para atuar em um dos dez conselhos espalhados pela capital amazonense. Na prática, atuam cinco conselheiros em cada conselho de Manaus. E ao todo, 208 escolas públicas serão cedidas para a votação que acontece entre 8 horas e 17 horas do dia 1º de outubro.

Graça Prole, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) (Foto: Divulgação/Semcom)
Graça Prole, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) (Foto: Divulgação/Semcom)

“Nós temos habilitados 121 candidatos que estarão concorrendo à votação de conselheiros tutelares. Eles passaram por todas as etapas do processo eleitoral para a escolha de conselheiros tutelares. Esse processo está sendo trabalhado desde o mês de abril quando lançamos o edital. Tivemos a prova de conhecimento realizada em agosto e a partir dela, prazos para recurso. Depois da prova, nós estamos entrando na quarta etapa que é a votação”, explicou a presidente do CMDCA, Graça Prole.

Podem votar os eleitores comuns, pessoas maiores de 18 anos, portando o título de eleitor. As pessoas votarão nas mesmas zonas das circunscrições do Tribunal Regional Eleitoral. Os conselheiros terão quatro anos de mandato.

Importância dos Conselheiros Tutelares

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 3º, determina que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral, assegurando-lhes por lei ou por outros meios todas as oportunidades e facilidades, a fim de promover o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. Para dar efetividade ao que está disposto no dispositivo legal, é essencial a presença de um profissional em específico: o conselheiro tutelar.

De acordo com o ECA, são atribuições do Conselho Tutelar e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.

“Todos nós temos uma criança em casa que precisa ser protegida, que precisa ser defendida, e são esses conselheiros que vamos eleger dia 1º que vão participar desse processo de defesa e garantia desses direitos”, afirmou o secretário da Semmasc, Eduardo Lucas. Além da Semasc e CMDCA, participam da coletiva de imprensa a comissão eleitoral responsável pelo pleito, Ministério Público do Estado do Amazonas e a Comissão Permanente de Concursos (Compec) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

*Fonte: A Crítica

Relacionados

Manaus será sede do ‘CPAC Brasil 2025’, maior evento conservador do mundo

Redação

Pé-de-Meia: pagamentos de R$1.200 aos estudantes vão até quinta-feira

Arthur Neto diz que nunca cometeu ‘nenhum ato desmoralizador’ após operação da PF

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais