Portal Castello Connection
CidadeSaúde

Maternidade Moura Tapajós está com estoque de leite humano em estado crítico

Para as mulheres que puderem doar, o posto dispõe de automóvel com motorista exclusivamente para coleta de leite no domicílio

(Foto: Reprodução/ Freepik)

A Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz (MMT), que fica localizada na Avenida Brasil, n° 1.335, no bairro da Compensa localizada  na zona Oeste da cidade, e funciona como Posto de Coleta de Leite Humano para alimentar recém-nascidos, está no nível crítico e precisa de doações para continuar alimentando bebês internados na unidade e que não podem ser amamentados por suas mães.

O objetivo do alerta é não deixar de abastecer os recém-nascidos que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da maternidade e que necessitam do leite materno. Se a falta de doadoras persistir, o leite poderá começar a ser racionado para os bebês.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Quem pode doar

Toda mulher saudável que esteja amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos, inclusive aquelas que tiveram seus filhos em qualquer outra maternidade, pública ou particular.

Como doar

Para doar, a mulher não precisa sair de casa. A coleta domiciliar pode ser agendada por meio do telefone (92) 98842-8514 (somente mensagem de WhatsApp), de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou a doação pode ser realizada, presencialmente, na própria sede da maternidade, localizada na avenida Brasil, n° 1.335, bairro Compensa 1, todos os dias, das 8h às 17h.

O posto dispõe de automóvel com motorista exclusivamente para coleta de leite no domicílio das mães doadoras, buscando os vidros cheios e substituindo por vidros esterilizados, em dias e horários previamente acordados.

Posto de Coleta

Em 2023, o Posto de Coleta de Leite Humano, da MMT, contou com a colaboração de 77 mulheres, que, ao longo do ano, doaram 364.819 mililitros de leite materno. Setembro foi o mês com recorde de doações, com mais de 60.000 mililitros de leite recebidos, enquanto dezembro foi o pior mês de 2023, com apenas 17.570 mililitros de leite recebidos.

O Posto de Coleta de Leite Humano existe desde 2005 e funciona 24 horas para atendimento às pacientes internadas na unidade. Em horário comercial, também dá apoio às puérperas e mulheres que estão amamentando, com orientações sobre aleitamento materno.

Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, a RDC nº 171.

*Fonte: Acritica

Relacionados

Pesquisa britânica rebate boatos sobre vacina da Pfizer

Ingrid Galvão

Anvisa pode aprovar vacina do Butantan contra a dengue em novembro

Thayná Sousa

Câncer de próstata cresce entre homens com até 49 anos

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais