Uma das joias mais raras do mundo, o Ovo de Inverno, criado pelo joalheiro russo Peter Carl Fabergé, será leiloado no dia 2 de dezembro, na casa de leilões Christie’s, em Londres. O lance inicial está avaliado em £ 20 milhões, o equivalente a cerca de R$ 145 milhões.
A peça foi feita em 1913 e oferecida como presente de Páscoa pelo czar Nicolau II à sua mãe, a imperatriz Maria Feodorovna, viúva de Alexandre III. O objeto é considerado uma das criações mais elaboradas de Fabergé, famoso por confeccionar ovos de Páscoa para a família imperial russa.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O Ovo de Inverno tem uma base de cristal esculpida como um bloco de gelo derretendo, adornada com diamantes-rosa e platina. Dentro, revela uma surpresa: um pequeno cesto cravejado de diamantes, com flores de anêmonas-de-madeira — símbolo da transição do inverno para a primavera e da Ressurreição.
Produzido no mesmo ano em que a Rússia comemorou o tricentenário da Dinastia Romanov, o ovo é uma das cerca de 60 peças criadas por Fabergé para a corte russa.
Esta será a terceira vez que o Ovo de Inverno vai a leilão. A peça já quebrou recordes de valor em duas ocasiões anteriores e, desta vez, será vendida ao lado de outras 50 obras do lendário joalheiro e sua equipe.

 

