Nesta segunda-feira (1º), o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos), assinou o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), e apurar denúncia sobre pagamento em dinheiro a um portal de notícias da capital, conforme vídeo divulgado pelo portal Metrópoles no dia 14 de março. As imagens, conforme a publicação, teriam sido gravadas no interior da Semcom, que funciona no mesmo prédio da Prefeitura de Manaus.
Apresentado pelos vereadores William Alemão (Cidadania), Capitão Carpê (Republicanos) e Rodrigo Guedes (Podemos), o requerimento precisava de ao menos 14 assinaturas para que a investigação seja instalada. Treze vereadores já haviam assinado o requerimento, faltava apenas uma assinatura para a abertura da CPI.
Com a provável abertura da CPI nesta semana, os próximos passos incluem a votação no Plenário da Câmara Municipal, bem como a definição dos membros que irão compor a comissão, incluindo presidente, vice e relator.
O secretário da Semcom, Israel Conte, esteve no plenário Adriano Jorge no último dia 20 de março e apresentou um laudo pericial feito pela empresa particular “Smart Perícias” aponta que o vídeo é manipulado. Ele também respondeu aos questionamentos dos parlamentares.
Veja os vereadores que assinaram a CPI:
- Glória Carratte (PSB)
- Diego Afonso (UB)
- Everton Assis (UB)
- Professora Jacqueline (UB)
- William Alemão (Cidadania)
- Capitão Carpê (Republicanos)
- Rodrigo Guedes (Podemos)
- Lissandro Breval (Avante)
- Thaysa Lippy (PP)
- Marcelo Serafim (PSB)
- Raiff Matos (DC)
- Elissandro Bessa (Solidariedade)
- Jaildo Oliveira (PV)
- Caio André (Podemos)
*Fonte: AM POST