25.3 C
Manaus
26/06/2025
Portal Castello Connection
DestaquesMundo

Presidente da Colômbia cobra fim da exploração de petróleo na Amazônia

Gustavo Petro, que discursou nesta terça (8) em Belém, disse que ciência e movimentos sociais cobram fim da exploração de petróleo, mas 'política está presa na retórica'.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, durante a Cúpula da Amazônia, em Belém, em 8 de agosto de 2023.
Foto: Eraldo Peres/ AP

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez um discurso duro na Cúpula da Amazônia nesta terça-feira (8) contra a exploração do petróleo.

Colômbia propôs que a Declaração de Belém, documento com compromissos conjuntos que os oito países amazônicos firmarão a partir da Cúpula de Belém, contivesse uma sinalização clara pelo fim da exploração de petróleo na Amazônia.

O tema não foi consenso e deve ficar de fora da declaração, mesmo com a pressão da sociedade civil em relação a este tema.

“Os desacordos as vezes nos permitem algumas propostas novas também”, disse. “A política não consegue se destacar dos interesses econômicos que derivam do capital fóssil. Por isso a ciência se desespera, porque ela não está vinculada nesses interesses tanto quanto a política”, disse.

 

Relacionados

Família de brasileira morta em trilha na Indonésia acusa resgate de falhas

Ingrid Galvão

Prefeito David Almeida entrega novo complexo viário Rei Pelé na zona Leste de Manaus

Ingrid Galvão

Da Sapucaí ao Bumbódromo: Grande Rio manda apoio a Isabelle Nogueira no Festival de Parintins

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais