O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira (25/9) uma ordem executiva que oficializa a venda da operação americana do TikTok a investidores locais, atendendo à lei aprovada em 2024 que exige transferência de controle para empresas dos EUA para que o aplicativo continue funcionando no país.
Segundo o vice-presidente JD Vance, a nova companhia responsável pelo TikTok deve ser avaliada em cerca de US$ 14 bilhões. “Houve resistência da parte chinesa, mas nosso objetivo principal era garantir que o TikTok permanecesse em funcionamento e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade dos dados dos americanos, como a lei determina”, afirmou.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Trump disse ainda que conversou diretamente com o presidente da China, Xi Jinping, que teria dado sinal verde para a transação. “Falei com o presidente Xi, expliquei o que estávamos fazendo, e ele disse para seguirmos em frente”, declarou.
O republicano antecipou que nomes de peso devem integrar o grupo de investidores, incluindo Michael Dell e Rupert Murdoch, entre outros empresários de renome internacional. O prazo inicial para a conclusão da venda havia sido prorrogado para 16 de dezembro. Atualmente, o TikTok conta com cerca de 170 milhões de usuários nos Estados Unidos.

 

