Portal Castello Connection
CulturaDestaques

Boi Garantido abre temporada 2024 dia 20 no Olímpico Clube

Evento inaugura o novo local de ensaios dos batuqueiros e uma nova opção de entretenimento cultural, em Manaus

(Foto: Divulgação)

A Batucada do Garantido realiza, no próximo dia 20 de janeiro, sábado, o primeiro Ensaio Show de 2024, abrindo a temporada de 2024. O evento marca a inauguração do novo local de eventos dos batuqueiros, em Manaus, o Olímpico Clube, localizado na avenida kako Caminha, esquina com a avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus. O ensaio, que começa às 18h, vai prestar homenagem ao funcionário público Wagner Góes, ex-diretor do Boi Garantido da atual gestão, falecido em novembro do ano passado.

Local Histórico

O Olímpico, fundado em 1938, é um dos clubes sócio esportivos mais antigos de Manaus. Lugar de grandes bailes carnavalescos, tem na Kamélia, uma boneca negra, um dos símbolos mais tradicionais da cultura manauara. O clube recebeu os primeiros eventos realizados pelo então recém-criado Movimento Amigos do Garantido (MAG), entre os anos de 1996 a 2002. O local é bem localizado, perto de paradas de ônibus de linhas para todas as zonas da cidade, além de ter um amplo estacionamento e estrutura física capazes de receber grandes públicos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Mudanças

O coordenador da Batucada, em Manaus, Rivaldo Pereira, disse que as mudanças fazem parte da orientação da nova diretoria do Boi Garantido, em Parintins, sob comando de Fred Góes e seu vice, Marialvo Brandão. “Não tenho dúvida de que a volta ao Olímpico vai coroar uma nova fase da Batucada, em Manaus. Queremos fazer dos nossos eventos, uma alternativa de qualidade para o entretenimento de toda a Nação Vermelha e Branca, dos torcedores encarnados, mas também para a população de Manaus e dos visitantes que passem por nossa cidade, como uma opção de divertimento cultural”, afirmou Rivaldo Pereira.

Atualmente, a Batucada se apresenta, em média, com 120 batuqueiros, divididos em naipes de instrumentos (surdos, caixinhas, palminhas, repiques e rocás). A direção musical está sob responsabilidade de Francisnaldo Pinheiro, que é ajudado pelos coordenadores de naipes. Em Parintins, a coordenação musical da Batucada continua sob a batuta dos pearas Marcelo Bilela e Ivoney Sopa.

No início de dezembro do ano passado, o presidente Fred Góes fez a primeira reunião, após a posse da nova gestão, com os batuqueiros de Manaus. Na ocasião, Fred ouviu dos integrantes sugestões e críticas que ajudarão a definir as ações para 2024.

A programação dos artistas e o modo de acesso ao evento serão divulgados no decorrer da próxima semana.

 

*Fonte: A Crítica

Relacionados

Custo e medo da violência fazem brasileiros optarem por cultura online, aponta pesquisa

Ingrid Galvão

Café rondoniense fica entre os melhores do Brasil em competição nacional

Thayná Sousa

Obras de Maurício de Sousa avançam rumo ao título de patrimônio cultural

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais