Portal Castello Connection
Política

STF inicia julgamento de mais 45 envolvidos nos atos golpistas

Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes votaram para tornar acusados réus

(Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta sexta-feira (23/06), o julgamento de mais 45 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

A Corte vai analisar o oitavo bloco de investigados denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Até o momento, o relator, ministro Alexandre de Moraes, e o ministro Gilmar Mendes, proferiram votos para tornar réus os acusados.

Entre os investigados estão Antônio Claudio Alves Ferreira, acusado de destruir o relógio de Dom João VI, trazido ao Brasil em 1808. O item estava no Palácio do Planalto e foi lançado ao chão. Marcelo Fernandes Lima, acusado de furtar uma réplica da Constituição, STF, a Wiliam da Silva, acusado de furtar a toga de um dos ministros. Todos foram identificados por câmeras de segurança.

O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico da Corte e não há deliberação presencial. A votação vai até segunda-feira (26).

Desde o início das investigações, o STF abriu ações penais contra 1.245 acusados. No total, foram apresentadas 1.390 denúncias pela PGR.

Cerca de 250 acusados continuam presos sob a acusação de atuarem como autores e instigadores dos atos.

Relacionados

Aprovação de Lula cai para 47% e desaprovação sobe para 50%, mostra pesquisa

Thayná Sousa

Governador sanciona leis que ampliam IPVA Social e CNH Social no Amazonas

Thayná Sousa

Diretor da PF cita caso Marielle e critica proposta que limitaria atuação da corporação

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais